quinta-feira, 23 de julho de 2015

A VILA ALVORADA NO PROGRAMA GOIAS DE NORTE A SUL

A VILA ALVORADA NO PROGRAMA GOIAS DE NORTE A SUL DA TV FONTE CANAL 5.

RESUMO DO BAIRRO

A Vila Alvorada, bairro localizado na região sudoeste de Goiânia, faz parte de um momento importante da história da capital: o dos mutirões. Na mesma época foram criadas também a Vila União, hoje Setor União, e a Vila Canaã, isso dois anos depois da construção do primeiro dos conjuntos habitacionais: a Vila Redenção.
A Vila Alvorada foi criada em 1968 pelo então prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, sendo idealizada para ser a moradia de funcionários públicos municipais. A primeira moradora do bairro, dona Nedi Valadão não era servidora, mas sim viúva de um trabalhador. Ela havia recebido a notícia pelo prefeito de que sairia de onde morava, na Vila São José, para morar na vila que estava sendo construída.
Alguns anos se passaram e a Vila Alvorada estava pronta para receber seus moradores. Dona Nedi conta que ao chegar na nova residência já deu de cara com uma das necessidades do bairro naquela época: a falta de energia elétrica. A vila apresentava outras carências, entre elas a falta de água e a falta de uma linha de ônibus que passasse no bairro. No entanto, nada foi capaz de tirar a alegria de Dona Nedi Valadão, apesar das dificuldades aquela casa era um verdadeiro "palácio", onde podia abrigar seus filhos com carinho e dignidade.
A filha de dona Nedi, Cleudes Valadão, chegou na Vila Alvorada aos seis anos de idade e relata que, no início, estranhou a casa e o bairro, pois suas expectativas eram maiores ao se mudar para aquele endereço. Mas, aos poucos, a menina Cleudes se acostumava com tudo e todos em sua volta, fazendo amigos e vivendo uma infância marcante. Foi um tempo de muitas brincadeiras, como jogos de futebol em um campo de terra, partidas de queimada e banhos na caixa d'água do bairro com os amigos.  
Omar Borges é outro morador que possui boas recordações da infância, como as brincadeiras de forca, bola de gude e de armação de arapucas. Ele lembra também que bebia água do Córrego Cascavel nas mãos, vivência que não é mais possível.
Os moradores têm acompanhado o desenvolvimento da Vila Alvorada ao longo dos anos, e alguns acreditam em um maior crescimento com a implantação do corredor preferencial de ônibus da Avenida T-7. Muitos, no entanto, são contrários a essa novidade, considerando que os transtornos serão maiores que os benefícios.
Acima de qualquer divergência ou dificuldade está o amor daqueles que moram na Vila Alvorada, e também um certo orgulho de onde vivem. Um exemplo é a dona Nedi, ouvida na reportagem. Ela agradeceu ao Goiás de Norte a Sul por mostrar, pela primeira vez o seu bairro na televisão.
GALERIA DE FOTOS:








Nenhum comentário:

Postar um comentário